terça-feira, 31 de julho de 2012

atividade2.2


Navegando em busca do conceito de hipertexto

         Em virtude da grande quantidade de  interligações entre os hipertextos, é fácil perder-se o foco de uma pesquisa  em um hiperdocumento na web. Quando não sabemos para onde ir, clicar nos links dificulta nossa caminhada rumo ao nosso objetivo.
          Há muitas ligações, que pode ser uma palavra, uma imagem, frase ou vídeo, que nos dá liberdade de não ter que seguir uma sequencia de informações pré-determinada, e que às vezes pode não ser atrativa para o leitor. Mas, por outro lado, esta variedade de recursos visuais e navegação rápida em grande base de dados nos sobrecarregam, e temos que fazer um grande esforço, para gerenciar as informações apresentadas pelo sistema. É difícil distinguir entre o que é ou não é relevante, diante de tantas descobertas.
          Portanto, há vantagens e desvantagens nesta forma de apresentar informações. Visualizar documentos que contem links para outros documentos, não é tão simples assim. É preciso, aprender a correta navegação através de hipertexto. Caso contrário, poderemos nos sentir desorientados e inseguros por fragmentar as informações.
         Navegar em hipertexto sobre hipertexto, foi uma experiência nova acerca da definição do tema, mas acho complicado dizer por onde naveguei, ou enumerar sobre cada coisa que li. Esta estrutura do hipertexto, de não ter que seguir uma sequencia é complexa, pois existem caminhos que podem ser percorridos em diversas ordens, sem ponto fixo de entrada e de saída. Às vezes, tenho dificuldade em organizar as informações relevantes para a minha pesquisa, pois me sinto atraída pelos links que surgem. Tenho vontade de abrir a todos e acabo me desviando do meu objetivo. Para que isso não ocorra é preciso ter bastante habilidade com o computador, pois sem dúvida, é um sistema que nos permite ter acesso ao conhecimento de maneira rápida e precisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário