terça-feira, 31 de julho de 2012

atividade2.3


Conceituando hipertexto individualmente

         Segundo Theodor H. Nelson, a expressão hipertexto, se refere a uma “escritura não sequencial, a um texto que bifurca, que permite ao leitor escolher e que se lê melhor em uma tela interativa.
         Sendo assim,  cabe ao leitor, diante do acúmulo de informações, acessar o link que melhor atenda à sua pesquisa. Hipertexto seria o elo entre as informações.
         Podemos facilitar seu entendimento dizendo que hipertexto é o sistema que permite você visualizar documentos (paginas web) através de ancoras (links).
Nós navegamos na internet utilizando o sistema HiperTexto.

Se “trata de uma série de blocos de textos conectados entre si por nexos, que formam diferentes trajetos para o usuário” (Landow, 1995, p. 15, nota 5).
         Os usuários deslocam-se de um documento para outro, complementando e enriquecendo sua pesquisa, ou esclarecendo algo citado no texto.
         Para o usuário se mover entre documentos na forma de hipertexto usa-se a metáfora "navegar". Qualquer sistema que interliga um volume muito vasto de conhecimentos pode tornar a navegação difícil pelo fato de sobrecarregar o usuário com muitas opções de escolha. A acumulação de informações pode ser mais estonteante que esclarecedora. Os usuários precisam deslocar-se de um documento para outro sem se perder ao longo do trajeto. Para tanto, ao se elaborar um documento hipertextual é necessário traçar "mapas", indicações contidas no próprio documento, que o estruturem como um todo.
         Penso que esse acesso tão rápido a tantas informações, é sem dúvida, ótimo recurso para pesquisas e descobertas. Mas, por outro lado, se não tivermos habilidade para usar tal recurso, nos perdemos em nossa caminhada, rumo ao nosso objetivo. Pois não é tão simples assim, lidar com muitas informações ao mesmo tempo. O que às vezes poderia ser facilitador do entendimento, se não for usado corretamente, poderá ser um complicador para a vida do leitor.
         Paralelamente aos aspectos positivos os teóricos do hipertexto apontam, também, os problemas que podem advir de seu uso como sistema de ensino e aprendizagem. Para Santos a característica de não linearidade exige atenção redobrada para que o foco de pesquisa não seja deslocado para assuntos diversos, também de interesse do aluno e do pesquisador, mas que não se definem como complementares àquela intertextualidade que o leitor hipertextual buscava no início da pesquisa.

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