Conceituando hipertexto individualmente
Segundo Theodor H. Nelson, a expressão
hipertexto, se refere a uma “escritura não sequencial, a um texto que bifurca,
que permite ao leitor escolher e que se lê melhor em uma tela interativa.
Sendo assim, cabe ao leitor, diante do acúmulo de
informações, acessar o link que melhor atenda à sua pesquisa. Hipertexto seria
o elo entre as informações.
Podemos facilitar seu entendimento dizendo que
hipertexto é o sistema que permite você visualizar documentos (paginas web)
através de ancoras (links).
Nós navegamos na internet utilizando o sistema HiperTexto.
Se “trata de uma série de blocos de textos conectados entre si por nexos, que formam diferentes trajetos para o usuário” (Landow, 1995, p. 15, nota 5).
Nós navegamos na internet utilizando o sistema HiperTexto.
Se “trata de uma série de blocos de textos conectados entre si por nexos, que formam diferentes trajetos para o usuário” (Landow, 1995, p. 15, nota 5).
Os usuários deslocam-se de um
documento para outro, complementando e enriquecendo sua pesquisa, ou
esclarecendo algo citado no texto.
Para o usuário se mover entre
documentos na forma de hipertexto usa-se a metáfora "navegar".
Qualquer sistema que interliga um volume muito vasto de conhecimentos pode
tornar a navegação difícil pelo fato de sobrecarregar o usuário com muitas
opções de escolha. A acumulação de informações pode ser mais estonteante que
esclarecedora. Os usuários precisam deslocar-se de um documento para outro sem
se perder ao longo do trajeto. Para tanto, ao se elaborar um documento
hipertextual é necessário traçar "mapas", indicações contidas no
próprio documento, que o estruturem como um todo.
Penso que esse acesso tão rápido a
tantas informações, é sem dúvida, ótimo recurso para pesquisas e descobertas.
Mas, por outro lado, se não tivermos habilidade para usar tal recurso, nos
perdemos em nossa caminhada, rumo ao nosso objetivo. Pois não é tão simples
assim, lidar com muitas informações ao mesmo tempo. O que às vezes poderia ser
facilitador do entendimento, se não for usado corretamente, poderá ser um
complicador para a vida do leitor.
Paralelamente aos aspectos positivos
os teóricos do hipertexto apontam, também, os problemas que podem advir de seu
uso como sistema de ensino e aprendizagem. Para Santos a característica de não linearidade exige atenção redobrada
para que o foco de pesquisa não seja deslocado para assuntos diversos, também
de interesse do aluno e do pesquisador, mas que não se definem como
complementares àquela intertextualidade que o leitor hipertextual buscava no
início da pesquisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário