sexta-feira, 15 de junho de 2012

atividade1.2


 REGISTRANDO A PRÓPRIA HISTÓRIA


     Ao utilizar os blogs que já é um instrumento utilizado por alguns professores, os alunos tem acesso às informações que vão muito além do currículo, permitindo assim ampliar seus conhecimentos preparando-os para enfrentar os desafios que os aguardam na sociedade.
     Como aprendiz, mudar a forma de aprender dos alunos requer mudar a forma de ensinar dos professores. Por isso é preciso haver uma mudança de mentalidade, nas concepções tradicionais sobre a aprendizagem, práticas pedagógicas ultrapassadas e encarar essa nova cultura “tecnológica”, que a escola não deve ignorar. A tarefa do professor é se adequar ao mundo virtual dos alunos e não ficar alheio a este contexto.
     O importante é vencer o medo de usar as novas tecnologias em prol da melhoria da qualidade das aulas.
Aprender a aprender é, entre outras coisas, encontrar a própria margem de liberdade para, em termos piagetianos, “assimilar e adaptar” os novos conhecimentos aos já acomodados, conforme o ritmo de aprendizagem. Segundo Piaget (1978), aprender é construir conhecimento. Sendo assim, aprender é provocar na mente do aprendiz processos cognitivos como: reconhecer conceitos novos e compará-los aos já existentes na memória seja por afirmações verbais ouvidas e lidas, seja por experiência vivida na prática; encontrar o ponto de equilíbrio entre os dados estocados e os recém-chegados à mente, para, ao final do processo, sintetizar o conhecimento desejado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário