PROJETO RUTH ROCHA
E. M. ALTINA OLÍVIA GONÇALVES
PROFESSORES:
Tereza-Regente Gracilene- Sala de informática Vera – Biblioteca
DURAÇÃO:
15 dias.
JUSTIFICATIVA:
“ Ler é... Armazenar informações... Desenvolver e ampliar horizonte... Compreender o mundo... Comunicar-se melhor... Escrever melhor... Relacionar-se melhor com o outro...”
As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar.
Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos, desde cedo, e de sua participação frequente em situações diversas de conto e leitura.
Esse projeto visa fazer com que o aluno tenha prazer em ler e consiga transmitir ao outro o que leu. Assim, o livro deve ser mostrado e aberto com dimensão do prazer e da alegria, para que o aluno perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das atividades da escola.
OBJETIVOS:
.Conhecer a vida e a obra de uma das maiores escritoras da literatura infantil: Ruth Rocha;
•Desenvolver o projeto de leitura com a turma do 2º ano do Ensino Fundamental;
•Instigar a curiosidade dos alunos e abrir espaço para suas colocações;
•Proporcionar a integração entre os alunos na busca e na socialização dos conhecimentos;
•Levar a Literatura brasileira ao conhecimento das crianças, demonstrando a importância da leitura, ajudando-as a perceber o quanto podem aprender de forma prazerosa;
•Estimular o interesse pela pesquisa.
DESENVOLVIMENTO:
A professora apresenta para os alunos os livros da Ruth Rocha, deixa que explorem as obras e depois apresenta o livro que será digitalizado e cada aluno escolhe uma parte para gravar.
No segundo momento será apresentado aos alunos a”MALETA VIAJANTE” que cada aluno deverá levar para casa com um livro da Ruth Rocha e um caderno com a ficha literária para ser preenchida de acordo com o livro.
No dia seguinte a maleta deverá ser entregue e o aluno fará o reconto da história para seus colegas.
Na Biblioteca: A professora Vera apresentará os slides do livro “O MENINO QUE APRENDEU A VER” e farão atividades relacionadas a ele.
Na sala de informática: Conhecendo o site da Ruth Rocha: Ao navegar pelo site da escritora Ruth Rocha podemos conseguir muitas informações a respeito de sua vida e obra. Para melhorar ainda mais, podemos ainda nos divertir com jogos e histórias.
Apresentamos a seguir algumas das características desse interessante e rico site a ser visitado na Internet:
Em História da Ruth podemos Conhecer detalhes sobre a vida da escritora.
Através das Fotos encontramos imagens para melhor conhecer a família, os amigos e o dia-a-dia da escritora.
A parte dos Livros nos revela a vasta bibliografia da autora e várias informações sobre todos seus livros.
Em Histórias podemos acompanhar a história “Quem Tem Medo do Ridículo?” através de imagens, ouvir as histórias do CD "Mil Pássaros", com narração de Ruth Rocha e canções do grupo Palavra Cantada.
As imagens das capas dos livros são disponibilizadas e ao clicar sobre elas você encontra mais informações sobre cada um dos livros.
É um jogo que tem como objetivo a formação de palavras usando as letras que estão ligadas por traços.
Atividade para você completar os espaços em branco e formar palavras. Começando pela primeira palavra, mude uma letra de cada vez, até chegar à última.
Atividade para você preencher uma cruzadinha com os nomes dos personagens dos livros de Ruth Rocha.
Diversas charadas pra você se divertir!
O arquivo de fotos nos permite conhecer um pouco mais do trabalho e do cotidiano da escritora.
RECURSOS UTILIZADOS:
• Livros da Ruth Rocha;
• Computador ( recurso gravar);
• Site - http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias.htm;
• Máquina digital.
A finalização desse projeto será feita através do envio de um email à autora partilhando nosso trabalho e apresentando nossa admiração pelas obras escritas e personagens ascinantes.falecomruthrocha@uol.com.br
AVALIAÇÃO:
Será avaliada a participação, criatividade, interesse e desempenho dos alunos, através de trabalhos individuais e coletivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário