quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Modificações do Plano de Aula da Atividade 4-5


 Atividade 4.6

Jogando o Soletrando – estratégias alfabetizadoras

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6713

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Proporcionar aos alunos através da dinâmica (soletrando)  a memória, a atenção e a concentração utilizando a hipermídia.

Contemplar o estudo dos grafemas e fonemas de uma forma significativa e contextualizada para o aluno.

Obter resultados de forma positiva no trabalho ortográfico.


Duração das atividades
1 aula - 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Preparar para o Soletrando através do jogo do Luciano Huck e demais atividades da Mesa Alfabeto.
Estratégias e recursos da aula

Após o planejamento bimestral, o professor seleciona os textos a serem trabalhados e retira deles as palavras que serão cobradas no soletrando, de acordo com o que deverá ser cobrado durante o bimestre.

No decorrer das aulas, faz-se a leitura das palavras e desenvolve atividades como: Cruzadinhas, caça-palavras, jogo da memória, questões gramaticais envolvendo as palavras em estudo. Finalmente realiza-se um ditado semanal e sua correção se dá com a colaboração dos alunos, onde um corrige o ditado do outro e o professor lista as palavras no quadro e vai trabalhando a compreensão sistemática do sistema de escrita, orientando o aluno a ir percebendo como funcionam as relações entre grafemas e fonemas, construindo progressivamente as regularidades ortográficas .

A organização do “grande dia” se dá através da separação dos grupos em fileiras, na sala de aula.
As fichas com as palavras estão separadas em caixinhas. Todos os alunos soletram palavras como por exemplo, NH, depois com LH, CH, H inicial. Após finalizar o jogo, o professor registra o total de acertos de cada aluno. O aluno vencedor recebe uma premiação.

Posteriormente, como o professor tem uma visão geral de sua turma através dos registros do Soletrando, é possível fazer as devidas intervenções e exigir um pouco mias daqueles que avançaram na construção ortográfica.






 Recursos Complementares
Realizar a leitura de diversos textos, reconhecendo as palavras em estudo;
Estimular o aprendizado da leitura e da escrita.

Avaliação
Modificações: A realização do Soletrando bimestralmente, trabalhando com listas de palavras de acordo com o planejamento bimestral. Trabalho avaliativo na disciplina de português e nos aspectos comportamentais de estudos e tarefas extraclasse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário