Atividade 4.6
Jogando o
Soletrando – estratégias alfabetizadoras
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6713
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com
esta aula
Proporcionar aos alunos através da dinâmica (soletrando) a
memória, a atenção e a concentração utilizando a hipermídia.
Contemplar o estudo dos grafemas e fonemas de uma forma
significativa e contextualizada para o aluno.
Obter resultados de forma positiva no trabalho ortográfico.
Duração das atividades
1 aula - 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados
pelo professor com o aluno
Preparar para o Soletrando através do jogo do
Luciano Huck e demais atividades da Mesa Alfabeto.
Estratégias e recursos da aula
Após o planejamento bimestral, o
professor seleciona os textos a serem trabalhados e retira deles as palavras
que serão cobradas no soletrando, de acordo com o que deverá ser cobrado
durante o bimestre.
No decorrer das aulas, faz-se a
leitura das palavras e desenvolve atividades como: Cruzadinhas, caça-palavras,
jogo da memória, questões gramaticais envolvendo as palavras em estudo. Finalmente
realiza-se um ditado semanal e sua correção se dá com a colaboração dos alunos,
onde um corrige o ditado do outro e o professor lista as palavras no quadro e
vai trabalhando a compreensão sistemática do sistema de escrita,
orientando o aluno a ir percebendo como funcionam as relações entre grafemas e
fonemas, construindo progressivamente as regularidades ortográficas .
A organização do “grande dia” se dá
através da separação dos grupos em fileiras, na sala de aula.
As fichas com as palavras estão
separadas em caixinhas. Todos os alunos soletram palavras como por exemplo, NH, depois com
LH, CH, H inicial. Após finalizar o jogo, o professor registra o total de
acertos de cada aluno. O aluno vencedor recebe uma premiação.
Posteriormente, como o professor tem
uma visão geral de sua turma através dos registros do Soletrando, é possível
fazer as devidas intervenções e exigir um pouco mias daqueles que avançaram na
construção ortográfica.
Recursos Complementares
Realizar a leitura de diversos
textos, reconhecendo as palavras em estudo;
Estimular o aprendizado da leitura e
da escrita.
Avaliação
Modificações: A realização do
Soletrando bimestralmente, trabalhando com listas de palavras de acordo com o
planejamento bimestral. Trabalho avaliativo na disciplina de português e nos
aspectos comportamentais de estudos e tarefas extraclasse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário