Atividade 4.5
Plano de Aula conforme roteiro disponível no Portal do Professor
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com
esta aula
Desenvolver a reflexão sobre a categorização
gráfica e funcional das letras ;
Incrementar o reconhecimento das unidades
fonológicas, através de um jogo;
Despertar o interesse pela aprendizagem, por
tratar-se de um jogo;
Desenvolver estratégias de leitura e o
reconhecimento global das palavras;
Apresentar o gênero "texto instrucional";
Ampliar a percepção entre os modos de falar e
escrever;
Duração das atividades
1 aula - 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados
pelo professor com o aluno
É necessário que o aluno conheça o programa da
televisão
Estratégias e recursos da aula
Atividades preliminares
1 - Propor o jogo "Soletrando" na sala de aula, como forma de escolha do ajudante da semana.
2 – Elaborar com a turma as regras do jogo. Na minha turma ficaram decididas as seguintes regras:
3 – Apresentar listas dentro do mesmo
campo semântico que ficarão expostas na sala e também afixadas no caderno.
4- Como rotina, deve-se fazer a leitura da lista diariamente, assim como elaborar outras atividades tendo como base as mesmas palavras, tais como: caça-palavras, cruzadinha, força, trilha, etc.
5 – Na sexta-feira, organize a sala, colocando 4 cadeiras de costas para o quadro , voltada para o restante dos alunos, como se estes fossem uma plateia. Sorteie 4 alunos e os posicione nas cadeiras. Distribuía para os nãos sorteados uma cartela em formato de bingo, para que os alunos acompanhem e marquem as palavras sorteadas, conforme o exemplo:
6 – O professor deverá sortear as palavras,
registrando no quadro as letras ditadas pelo aluno participante. Ao final da
soletração a criança deverá ser convidada a ler o que ditou. Em caso de erro,
será eliminado. Em caso de acerto, permanece para a próxima rodada. O aluno
vencedor é o ajudante da semana;
Recursos Complementares
Mural das palavras
Lista de palavras para o caderno
Tabela das palavras
Lista de palavras para o caderno
Tabela das palavras
Avaliação
A manutenção do jogo “Soletrando” como uma
atividade semanal possibilita que muitas habilidades, competências e atitudes
sejam desenvolvidas e avaliadas durante sua execução, tais como:
A atenção para ouvir o outro;
Desenvolvimento do hábito do estudo
em casa;
Reflexão sobre as relações entre
grafemas e fonemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário