terça-feira, 16 de outubro de 2012

Projeto “Folcloreando na Escola Altina”

         
Atividade 4.3 

Experiência com projetos em sala de aula envolvendo o uso de tecnologias.


      Esse projeto Foi desenvolvido com a turma do 2º ano pela professora regente Tereza e a Professora das mesas pedagógicas Gracilene, com duração de três dias.
      No primeiro momento, os alunos fizeram uma discussão oral na sala de aula sobre o significado do folclore e o conhecimento prévio dos alunos referente ao tema. Depois foram para o laboratório de informática para ouvir as lendas do software: “Emília e a aventura do folclore” e fazer o reconto no BrOffice, criar uma pasta e salvar o trabalho.
      No 2º dia em dupla, escolheram personagens, fizeram o livro encantado que foi apresentado para os colegas e a professora regente e avaliado nos conteúdos de História e Português.
      Os alunos tiveram muita facilidade para fazer esse trabalho com os recursos que a tecnologia ofereceu, pois eles estão muitas vezes, mais conectados às novas tecnologias do que nós professores. As crianças e os jovens sempre acabam usando-as de maneira que até nos surpreendem, e isso torna o trabalho do projeto mais enriquecedor, dinâmico e prazeroso.
      Na culminância, os alunos e professores do 1º ano, foram convidados para participarem de uma manhã divertida com cantigas de roda, brincadeiras, adivinhas, parlendas, trava língua, provérbios e teatro com fantasias, fantoches e máscaras de personagens do folclore.
      Sendo assim, concluímos que trabalhar com projeto valoriza o trabalho em grupo, desenvolve o espírito de cooperação, a criatividade, liderança e acima de tudo o respeito. Os recursos tecnológicos, quando bem utilizados pelo professor, pode tornar a aprendizagem mais dinâmica, prazerosa e significativa.

Clique no link abaixo e veja como ficou esse trabalho.

http://www.slideshare.net/slideshow/embed_code/14870427

Nenhum comentário:

Postar um comentário