quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Comentário crítico sobre o plano de aula executado da atividade 4.5


Atividade 4.6A

A aula da professora Soymara Vieira Mesquita -RJ - E.M. Lourdes Ferreira de Campos me chamou atenção, pelo fato do Soletrando ser um ótimo recurso para se trabalhar ortografia, que é um dos maiores desafios no trabalho com alfabetização.

Esta aula pretende auxiliar o aluno a compreender como são escritas as palavras que seguem regras ortográficas e a criar estratégias para escrever corretamente palavras para as quais não há regras definidas. É fundamental que durante o processo de alfabetização o professor crie formas dinâmicas e atrativas que envolvam o aluno na construção ortográfica. Para que isso aconteça é necessário que o professor organize situações didáticas que possibilitem ao aluno não só construir suas hipóteses e estratégias de leitura e escrita como também, organizar de maneira sistemática o estudo de algumas regras ortográficas. Como exemplo, a professora Soymara deixa exposto na sala de aula, durante a semana, lista das palavras, fazendo todo um trabalho sistemático e significativo para o aluno. A aula da professora Soymara Vieira Mesquita -RJ - E.M. Lourdes Ferreira de Campos me chamou atenção, pelo fato do Soletrando ser um ótimo recurso para se trabalhar ortografia, que é um dos maiores desafios no trabalho com alfabetização.

Achei bem interessante, a proposta de eliminatória em caso de erro e de permanência para a próxima jogada em caso de acerto. O campeão do jogo, como ajudante da semana, também é um artifício bem criativo, para que os alunos se empenhem em estudo diário das palavras selecionadas para o Soletrando. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário