Atividade 4.6A
A aula da professora Soymara Vieira Mesquita -RJ - E.M. Lourdes Ferreira de Campos me chamou atenção, pelo fato do Soletrando ser um ótimo recurso para se trabalhar ortografia, que é um dos maiores desafios no trabalho com alfabetização.
Esta
aula pretende auxiliar o aluno a compreender como são escritas as palavras que
seguem regras ortográficas e a criar estratégias para escrever corretamente
palavras para as quais não há regras definidas. É fundamental que
durante o processo de alfabetização o professor crie formas dinâmicas e
atrativas que envolvam o aluno na construção ortográfica. Para que isso aconteça é necessário que o professor
organize situações didáticas que possibilitem ao aluno não só construir suas
hipóteses e estratégias de leitura e escrita como também, organizar de maneira
sistemática o estudo de algumas regras ortográficas. Como exemplo, a professora
Soymara deixa exposto na sala de aula, durante a semana, lista das palavras,
fazendo todo um trabalho sistemático e significativo para o aluno. A aula da professora Soymara Vieira Mesquita -RJ - E.M. Lourdes Ferreira de Campos me chamou atenção, pelo fato do Soletrando ser um ótimo recurso para se trabalhar ortografia, que é um dos maiores desafios no trabalho com alfabetização.
Achei bem interessante, a proposta de eliminatória em caso de
erro e de permanência para a próxima jogada em caso de acerto. O campeão do
jogo, como ajudante da semana, também é um artifício bem criativo, para que os
alunos se empenhem em estudo diário das palavras selecionadas para o
Soletrando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário